Moche XL Esports

June 9-10th, 2018, Lisbon – Portugal. 🇵🇹

Gear used included Canon 6D, Tamron 24-70mm f/2.8 and Tamron 70-200mm f/2.8


Faz este ano 10 anos que participei activamente naquele que foi durante muitos anos considerado como um dos melhores eventos de gaming em Portugal. Foram meses de trabalho para culminar com um evento que em termos de espectáculo ainda não tinha tido algo semelhante, até ontem.

Lembro-me perfeitamente também em Sydney, em 2016, quando comentava com 2 amigos (um que trabalha com os SK e outro que trabalha na ESL), a oportunidade que seria em ter um evento daquele género em Portugal, no Altice Arena. A pergunta deles foi “mas achas que é mesmo possível isso acontecer? achas que teria adesão?” E eu disse “É possível acontecer mas para isso precisas das equipas certas e das pessoas certas”, e assim o Moche XL Esports aconteceu.

Durante os últimos meses colaborei activamente com o Moche XL Esports e fui ajudando em vários aspectos, dentro daquilo que a experiência que tenho de vários eventos lá fora me permitem ajudar. Primeiro é preciso perceber que este evento fez-se com várias pessoas e é impossível atribuir o crédito a apenas uma única pessoa. Uma entidade promoveu e produziu, outra transmitiu e várias estrelas alinharam-se para criar um evento que merece ser recordado como memorável e histórico.

Momento alto para mim foi fazer isto no dia de Portugal, tocar-se o hino e ter praticamente metade da maior sala de espectáculos do país cheia a cantar aquilo que nos define. Damn, chorei mesmo.

No fim, fica a experiência, o espectáculo, a sensação, a emoção e o facto de TODAS as equipas terem expressado publicamente o agradecimento pelo evento e pelo nosso público. Saírem do nosso país com a vontade em voltar é um bem precioso que temos que preservar. Obrigado a todos os que encheram o Altice Arena, que vibraram e que estiveram com todas as equipas. Mostrámos ao mundo o que somos, o que sabemos fazer e a nossa capacidade em criar algo com o pouco que temos, quando comparado com o que se faz lá fora.

Parabéns a uma equipa que durante meses trabalhou, lutou e batalhou para que quase isto tudo fosse possível. Um agradecimento especial ao Pedro que me endereçou o convite para fazer parte disto e que apesar de alguns precalços pelo caminho, o sentimento é comum a todos: Conseguimos!

Finalmente, eis as minhas melhores fotos deste evento: